FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada

Apresentação Pública da AMUT – Associação Mutualista de Gondomar - IPSS Mutualista

Na passada sexta-feira, 05 de maio de 2017 decorreu, pelas 18h30, na Casa Branca de Gramido, a Cerimónia de Apresentação Pública da AMUT – Associação Mutualista de Gondomar como IPSS Mutualista.

Para partilhar este momento de grande alegria, deram-nos a honra da sua presença o Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Dr. Marco Martins, o Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Dr. Luis Alberto Silva, o Presidente da União de Freguesias de Foz-do-Sousa e Covelo, Sr. Isidro Sousa, o Diretor Geral das Águas de Gondomar, S.A., Eng.º Jaime Martins, o representante da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, da Federação das Coletividades de Gondomar, Presidentes da Direção e representantes das IPSS do concelho de Gondomar, e muitos associados(as) e amigos(as) da AMUT.

A Cerimónia iniciou-se com a entrega, feita pelos membros do Conselho de Administração da AMUT, das atribuições, aprovadas em Assembleia Geral de 31 de março de 2017, da qualidade de Associados Beneméritos aos Exm.ºs Senhores Mário Cruz e Júlio Fontes, de Associados Honorários à União das Mutualidades Portuguesas e de Associados Contribuintes às Águas de Gondomar e, finalmente, à Câmara Municipal de Gondomar, sendo esta uma forma singela de agradecimento pelo apoio que têm dado à AMUT, no sentido de permitir o seu crescimento e o alcance dos seus objetivos.

De seguida, foi visionado um filme onde se apresentou uma breve retrospetiva histórica desde o nascimento, em 1963, da Caixa de Previdência dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Gondomar e Serviços Municipalizados, a sua transformação em Associação Mutualista, em 2011, até á atualidade.

A Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Ângela Pereira, tomou então a palavra: realçando a importância da AMUT na prossecução do bem-estar e da qualidade de vida dos trabalhadores do Município, assente nos valores mutualistas, os mesmos que estiveram na génese da criação da Caixa de Previdência. Passados 54 anos, estes valores apresentam-se como uma excelente resposta aos desafios sociais da atualidade, sobretudo no que diz respeito ao acesso aos serviços de saúde. Agradeceu a todos a presença, a participação nas atividades que a AMUT tem promovido, tendo dado um destaque especial ao apoio permanente da Câmara Municipal de Gondomar, sem o qual a própria existência da nossa associação seria impossível, salientando o carinho que o Exm.º Senhor Presidente tem demonstrado, estando sempre presente nos momentos mais importantes da AMUT. Agradeceu ainda à União das Mutualidades Portuguesas, destacando o trabalho incansável e acompanhamento permanente que permitiu que, após cinco anos de trabalho árduo se concluiu o processo de reconhecimento como IPSS Mutualista pela Segurança Social.

Passou então a palavra ao Exm.º Senhor Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Dr. Luis Alberto Silva que, carinhosamente, congratulou a AMUT pelo seu reconhecimento como IPSS Mutualista e fez uma apresentação da importância para a sociedade da União e das associações mutualistas em Portugal e no Mundo, salientando que a adesão da AMUT à UMP trará grandes benefícios para todos(as) os(as) associados(as).

Finalmente, para o encerramento desta Cerimónia foi dada a palavra ao Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Dr. Marco Martins, que deu os parabéns à AMUT pelo trabalho que tem desenvolvido em prol do bem-estar e da qualidade de vida dos trabalhadores do Município, realçando a importância que os autarcas devem dar a projetos mutualistas como é o da AMUT, que promovem respostas para os desafios e dificuldades que eles atravessam. Salientou ainda que, a partir do segundo semestre do ano 2017 será progressivamente retomado o valor do subsídio à AMUT que tinha sido reduzido, em Julho 2015, fruto das dificuldades financeiras pelas quais o Município se defrontou.

Para concluir a sua intervenção, o Senhor Presidente desafiou a AMUT a futuramente fazer a gestão de um equipamento destinado a apoio domiciliário e Estrutura Residencial para Idosos, que será objeto de uma candidatura aos fundos comunitários. Propôs, finalmente, que terminássemos a Cerimónia com a assinatura de um protocolo destinado à realização do diagnóstico de formação dos trabalhadores da autarquia para futura concretização de um plano formativo que respondesse às suas necessidades.

Foi com grande alegria e entusiasmo que a Presidente do Conselho de Administração da AMUT – Associação Mutualista de Gondomar aceitou o desafio do Senhor Presidente da Câmara e que terminaram a Cerimónia assinando o referido protocolo.

Todos os presentes juntaram-se, então, em torno de um elegante Porto d’Honra, partilhando assim alguns momentos de convívio e boa disposição bem característicos da Família AMUT’eria.