FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada

ENCONTROS DE SABEDORIA - Outubro-Dezembro 2016

No Outono os dias diminuem, mas na AMUT mantemos a luz da Sabedoria e a alegria que estes Encontros nos proporcionam!

Para esta Estação lançamos novidades de grande relevo e utilidade a nível profissional:

 

- Direitos e Deveres Laborais,

- Código do Procedimento Administrativo,

 

Quanto ao Desenvolvimento Pessoal serão promovidas as seguintes ações:

- Despertar para a Coaching,

- Falar em Público,

- Reiki Nível 1.

 

E damos continuidade aos seguintes Encontros de Sabedoria:

 

- AMUT’Chef (Japão, Saudável e Júnior),

- Informática,

- English Bites,

- Inglês Iniciação,

- AMUT’Lavores (Costura e Manualidades),

- Pilates,

- AMUT’Relax.

 

Orientados por formadores certificados e com vasta experiência, os Encontros para o trimestre Outubro-Dezembro realizam-se, na sua maioria, em horário pós-laboral.

 

Participe, inscrevendo-se através do preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE, presencialmente na Sede da AMUT ou ligando para 22 463 31 84 / 96 676 67 62.

 

De seguida, uma breve apresentação de cada temática:

 

- LEGISLAÇÃO:

Legislação Laboral

Para conhecer noções básicas na área da legislação laboral existentes no Código do Trabalho e os aspetos centrais nas relações laborais dos trabalhadores. Estas sessões pretendem que os participantes alcancem conhecimentos sobre os seus direitos e deveres enquanto trabalhadores e identifiquem as diferentes modalidades de contratos de trabalho.

 

Código do Procedimento Administrativo

A publicação do Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, estabelece o novo Código do Procedimento Administrativo. Este novo diploma legislativo de base, para a generalidade das atuações jurídico-públicas da Administração Pública, contém alterações profundas relativamente ao anterior. Além de inaugurar um novo capítulo no modelo de atuação e relacionamento, é marcado por exigências de simplificação, desburocratização e flexibilização, pelo que a sua adequada compreensão é pressuposto imprescindível para toda a Administração Pública e para todos aqueles que lidam com ela.

Estes Encontros realizam-se às terças-feiras, com a formadora Fátima Manuel Rodrigues, durante o mês de Outubro (Direitos e Deveres Laborais) e Novembro (CPA).

 

- DESENVOLVIMENTO PESSOAL:

Despertar para a Coaching

O objetivo geral deste curso é o desenvolvimento pessoal, a estimulação do autoconhecimento e o enriquecimento pessoal e relacional. O processo centra-se em experiências em grupo, pois estas favorecem o reconhecimento das nossas formas de nos relacionarmos com os outros e a contemplar e/ou reconhecer formas alternativas de funcionar e de encetar mudanças.

Os objetivos gerais são: compreender a importância de uma visão clara e abrangente do ser humano; compreender a importância do desenvolvimento pessoal para o processo de mudança; desenvolver o Autoconhecimento e o processo de transformação pessoal; compreender e aplicar os conceitos fundamentais ligados ao pensamento positivo e desenvolvimento humano.

O curso destina-se a Gestores, Empresários, Consultores, Professores, Formadores, Estudantes Universitários, Lideres de equipas, Vendedores, Comerciais, e todas as pessoas interessadas em desenvolver o seu autoconhecimento e disponíveis para a mudança através da própria ação.    

Falar em Público

Comunicar bem é uma mais-valia que faz a diferença no momento de ser selecionado para um emprego ou para subir na carreira. Ao longo do nosso dia comunicamos através de variadíssimos códigos e canais: a fala, a escrita, a linguagem de sinais e as expressões faciais e posturais. Precisamos de aprimorar a nossa comunicação e adequá-la às diversas situações com que nos deparamos, pois a comunicação é fundamental para a socialização e para o enriquecimento pessoal.

Com este curso, o formando poderá aprimorar diversos aspetos da habilidade de comunicar em público, além de treinar e partilhar diferentes experiências comunicacionais, quer com os colegas quer visionando alguns exemplos de discursos efetuados por conhecidos oradores.

Os objetivos gerais são: desenvolver o autoconhecimento e aumentar a segurança e confiança; desenvolver competências interpessoais, desenvolver competências de comunicação verbal e não verbal, dotar os participantes de técnicas e instrumentos capazes de uma comunicação eficaz e desenvolver competências que permitam lidar com o imprevisto e falar de improviso.

O curso destina-se a empresários, gestores, quadro de empresas, comerciais, políticos, estudantes, professores, …

Encontros a realizar aos sábados, com a formadora Adelaide Santos, da Act2Day, entre Outubro e Novembro.

 

- AMUT´CHEF:

Num espaço com todos os equipamentos e utensílios necessários, os Chefs Mário Cruz, Hugo Canelas e Denise Santos vão partilhar os seus conhecimentos e experiências culinárias com os(as) “aprendizes de cozinheiros(as)”, para preparação e degustação de pratos de cozinha japonesa, cozinha “saudável” e uma sessão especial para pequenos chef’s (entre 6 e 12 anos) – AMUT’Chef Júnior.

Encontros a realizar aos sábados, com periodicidade quinzenal, e com degustação dos menus ao almoço.

 

- CURSOS DE INGLÊS:

Inglês Básico

O objetivo centra-se na comunicação em inglês de forma simples e objetiva, oral e escrita, para que os formandos alcancem competências básicas gramaticais e de vocabulário;

English Bites

Nestes Encontros de Sabedoria, a língua de Sua Majestade orienta-se para a conversação sobre temas práticos de utilidade quotidiana, onde convém que os formandos possuam já alguns conhecimentos;

Os encontros de Língua Inglesa são às segundas-feiras, para a conversação, e às quintas-feiras, para o nível inicial, ambos com a formadora Helena Silva.

 

- INFORMÁTICA:

Encontros destinados ao desenvolvimento e exploração do universo digital, através das competências tecnológicas, quer na conexão diária dos diversos gadgets (smartphones, tablets, portáteis, emparelhamento multimédia, smartwatches,…) quer na rentabilização das ferramentas de trabalho do Office (Word, Excel, Powerpoint, Access e Outlok) e das aplicações do mundo Google (drive, play store, calendário, …). Realizados às quartas-feiras, numa sala apetrechada com um computador por formando, estes encontros serão orientados pelo já muito experiente formador António Ferreira.

 

- PILATES, e AMUT’RELAX:

Aprendizagem de técnicas, posturas e exercícios, destinados a melhorar a saúde física, psíquica e emocional. As atividades propostas podem ser selecionadas livremente e complementadas para fins preventivos ou como tratamento de diversas doenças. Com sessões diárias, alternadamente (exceto às quartas feiras). As nossas orientadoras são as fisioterapeutas Marta Ribeiro e Joana Pais (Pilates), e a instrutora Ângela Pereira (Relax).

 

- REIKI NÍVEL 1:

O Reiki é uma terapia de natureza holística que faz a união entre o “Rei” e o “Ki”, entre a "energia universal" e a "energia vital individual", atuando na totalidade do Ser, equilibrando-o e devolvendo-lhe a harmonia original nos níveis físico, emocional, mental e espiritual. A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1962, reconheceu o Reiki como uma prática terapêutica alternativa, que pode ser usada com segurança, reforçando e complementando todos os tratamentos da medicina convencional, não tendo contra-indicações.

A iniciação Nível 1 permite aos participantes fazerem Reiki a si e aos outros.

 

- AMUT’LAVORES

- Costura: sob orientação da formadora Lisete Oliveira, são desvendados alguns segredos da arte da costura na criação de peças de roupa e acessórios para completar o guarda-roupa ou requintar o lar. Estes encontros realizam-se em duas sessões (primeiro sábado de Outubro e Novembro).

 

- Manualidades de Natal: Sessão especial dedicada à época natalícia para criação de objetos propícios ao embelezamento do lar ou elaboração de presentes originais e personalizáveis, utilizando materiais reciclados com técnicas diferentes. Realiza-se a 3 de Dezembro (sábado), com a formadora Denise Santos.

A realizar no primeiro sábado de cada mês, com as formadoras Lisete Oliveira (Costura) e Denise Santos (Manualidades de Natal)

 

 

 

Trocaria Tudo o que Sei pela Metade que Ignoro. (René Descartes)