FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada

Susana Santos

A psicóloga Susana Santos é Licenciada e Mestre em Psicologia da Educação, pelo Instituto Universitário da Maia e pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Exercendo funções desde 1998, o seu percurso profissional tem passado pela prática na sua área de especialidade, da orientação vocacional, em Agrupamentos de Escolas e em Centros de Apoio Especializado. A partir de 2001 abraça, também, a área da formação, na qualidade de formadora certificada pelo IEFP.

Não há um caminho certo e único e é sempre possível reformulá-lo!

O Processo de Orientação Vocacional destina-se a todos os jovens e/ou adultos que precisam de tomar decisões escolares e/ou profissionais. Ao longo do trabalho desenvolvido em conjunto, é fornecida toda a informação sobre percursos escolares ou carreiras profissionais aconselhadas de acordo com as características de cada um.

As tomadas de decisão acontecem especialmente no final do 9.º ano de escolaridade - quando o jovem tem de escolher pela via de continuação de estudos (Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidade ou Artes Visuais) ou por uma via profissionalizante - e no 12.º ano (na opção de um curso superior e/ou percurso profissional).

Este processo realiza-se em várias sessões agregadas em 2 fases:
• Entrevista, observação dos comportamentos e avaliação psicológica;
• Devolução dos resultados.

Sabe-se hoje que existem várias determinantes psicológicas que, de uma forma dinâmica, influenciam a nossa escolha vocacional. Os nossos interesses e capacidades são, a longo prazo, a melhor garantia de uma boa escolha!

Fazer escolhas educativas, académicas, profissionais não é fácil, nós sabemos, por isso, para o(a) ajudar a si ou ao seu filho(a), poderá ser atendido(a) pela psicóloga Susana Santos, aos sábados, das 9h às 13h, por marcação direta na Clínica AMUT’Saúde (Rua 5 de outubro, nº 129 – Gondomar) ou através do telefone n.º 224 958 294.