FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada
Caminhando

IV Trilho Minas de Castromil - Paredes

No sábado 23 de abril, os AMUT´eiros reuniram-se frente à Camara Municipal de Gondomar, pelas 7h30, e armados de pás, picas, lanternas, e outros objetos próprios aos garimpeiros, seguiram rumo às Minas de Ouro de Castromil, em Paredes.

Chegados ao centro de Paredes, todos aproveitaram as delícias doces que os cafés locais ofereciam para se energizar e preparar para a busca do precioso metal.

Esperavam por nós frente à Câmara Municipal de Paredes, as técnicas superiores do Turismo, Dr.ª Antónia Silva e Dr.ª Sara, a quem a AMUT muito agradece todo o cuidado, carinho e disponibilidade em acompanhar os AMUT’eiros ao longo de todo o dia.

O percurso mais pareceu uma alegoria à Primavera: campos floridos de flores multiformes e multicolores, campos verdejantes, árvores a brotar para um novo ciclo de fertilidade e um Sol inesperadamente quente e luminoso. Um percurso de grande beleza onde o património arquitetónico de elevado interesse se enquadrava de forma magnífica na paisagem, com casas senhoriais e a Igreja de Cete que a todos agradaram. Ao longo de toda a manhã, os garimpeiros encontraram o Ouro nesta paleta de cores e História que nos acompanharam intimamente.

Após o repasto do almoço, os caminheiros partiram para ver se à riqueza natural da manhã poderiam juntar algumas petitas de ouro. O grupo teve de se dividir e enquanto uns foram garimpar para as minas com a Dr.ª Sara, outros foram visitar o Centro de Interpretação das Minas de Castromil, onde a Dr.ª Antónia Silva explicou pormenorizadamente os processos utilizados pelas diversas civilizações que aqui viveram em busca do Ouro. Passado cerca de uma hora fez-se a troca das equipas.

Ouro… só mesmo nas fotografias do centro de interpretação! Mas ficamos a saber que o tipo de Ouro deste local é microscópico! Por isso todos tiveram o cuidado de tirar os sapatos ao entrarem no autocarro… não fosse haver nas suas solas algumas gramas do precioso metal!

Pelas 19h30, os AMUT’eiros chegaram ao seu ponto de partida em Gondomar.

Um dia bem passado, que permitiu recarregar baterias, e colorir a alma do perfume da primavera.

A próxima aventura dos AMUT´eiros, será nos Picos da Europa, nos dias 26 a 29 de Maio de 2016.