FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada
Caminhando

VII Trilho das Castanhas e Cogumelos no Gerês - Venda Nova

No sábado 03 de Outubro de 2015, mais de 80 AMUT’eiros juntaram-se à frente da Câmara Municipal de Gondomar, às 6h45, de onde partiram com destino à aldeia da Venda Nova, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Contrariamente ao habitual, esta foi uma Caminhada em que a temática central foi “o imprevisto”. Senão vejamos, após um breve atraso de um dos dois autocarros, pouco depois de sairmos de Braga, o outro autocarro que tinha chegado atempadamente foi interrompido pelos agentes da GNR, para verificação de “conformidades” A verificação demorou cerca de 45 minutos e só foi pena não ter sido junto a um café que pelo menos teria permitido aos 60 AMUT’eiros tomar o pequeno-almoço. Após tanto tempo de espera, retomamos a viagem e uma pequena distração nas placas indicativas para Venda Nova presenteou os passageiros com uma vista magnífica sobre toda o Parque da Peneda Gerês, uma visão extraordinária que os passageiros do primeiro autocarro não tiveram a oportunidade de ver. Ele há pequenas distrações que valem a pena.

Com todos estes “constrangimentos”, a chegada a Vila Nova deu-se em dois tempos, sendo que o último autocarro a chegar para a partida em Gondomar, foi o primeiro a alcançar o destino, antecipando assim a ida ao café local para o sempre ansiado pequeno-almoço antes das actividades que nos esperavam.

O segundo chegou já todos os AMUT´eiros do primeiro estavam no local onde se iniciaria o evento desenhado pelo nosso já conhecido guia Francisco Pereira, que já nos acompanhou em diversas outras caminhadas.

A concentração deu-se dentro de um recinto desportivo, já eram 11h20, em que, finalmente, se juntaram todos os AMUT’eiros com a barriguinha compostinha. À entrada, o Francisco entregou um pequeno papel dobrado onde constava um nome que poucos identificaram como sendo de cogumelos. As repetições de nomes criaram grupos, oito no total, e seguiram-se as regras descritas pelo Francisco, o organizador do jogo bem divertido e informativo e onde todos participaram com espírito interventivo e divertido.

Seguiu-se a habitual foto de grupo antes do início da caminhada, que pela primeira vez na História da AMUT’Caminhando, se deu às 12h00!..

O trilho começou por entre muros de habitações rústicas de pedra, características das Aldeias do Gerês, até se atingir os carreiros por entre vegetação, alertando os sentidos, o olfacto pelos muitos odores proporcionados pelas flores, as aromáticas, os cogumelos, e a visão pelas paisagens deslumbrantes e a vegetação luxuriante.

Alertados pelo nosso guia para os cuidados a ter na escolha e captação dos produtos micológicos, tanto pela possibilidade de serem venenosos, quanto pela importância de protegermos o ciclo reprodutivo dos mesmos.

Percorrido o caminho e efectuadas as recolhas dos poucos cogumelos que houve a sorte de encontrar, chegou-se a um belo espaço de lazer junto à albufeira da Venda Nova, onde passamos o tempo sem darmos por isso, no repasto (não faltou a prova de cogumelos grelhados) e as maravilhosas representações dos diversos grupos, que responderam de uma forma muito criativa ao desafio lançado pelo Francisco de criar uma atividade que envolvesse o tema “cogumelos”.

Seguiu-se o caminho de regresso até aos autocarros que nos transportaram até ao local de partida (Camara Municipal de Gondomar), viagem que decorreu, felizmente, naturalmente, com a chegada a Gondomar próximo das 20h.

A AMUT agradece à Associação dos Amigos da Venda Nova, nas pessoas do Francisco Pereira e do António Brás, que nos proporcionaram momentos muito divertidos e extremamente informativos acerca dos cogumelos, e que nos acompanharam pelas magníficas paisagens do Parque Natural da Peneda Gerês.

A próxima Caminhada está marcada para 21 de Novembro de 2015, num destino misto de património natural e de património religioso, com o “Trilho entre Mosteiros: Convento de Vilar de Frades ao Mosteiro de Tibães”.