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Associados

Perguntas Frequentes

  • 1- Quem pode inscrever-se na AMUT

    Podem inscrever-se na AMUT os trabalhadores no exercício de funções públicas, aposentados e reformados de funções públicas e os trabalhadores em regime de cedência por interesse público do Município de Gondomar que, à data de admissão tenham menos de 55 anos de idade e subscrevam qualquer uma das Modalidades nos termos definidos no Regulamento de Benefícios, mediante o pagamento da respetiva quotização.

  • 2- O meu cônjuge e os meus filhos podem usufruir dos benefícios?

    O cônjuge (ou equiparado) pode ser abrangido pelas modalidades em que o associado efetivo estiver inscrito mediante o pagamento da respetiva quota.

     

    O mesmo se aplica aos filhos (ou equiparados) até aos 18 anos, podendo ser alargado até aos 25 anos se estiverem a estudar.

  • 3- Que documentos devem ser apresentados para a fazer a inscrição?

    Para fazer a inscrição na AMUT devem ser apresentados os seguintes documentos:

    i) Para todos os trabalhadores - subscritores:

    a) Cópia dos documentos de identificação do trabalhador (cartão de cidadão ou bilhete de identidade/cartão de contribuinte);

    b) Documento com o número da conta bancária (IBAN);

    c) 1 Fotografia (tipo passe) do trabalhador;

    d) Cópia do último recibo de vencimento.

     

    ii) Caso inscreva o(s) filho(s) ou equiparado(s) a cargo:

    a) Cópia dos documentos de identificação dele(s) (cartão do cidadão ou bilhete de identidade/cartão de contribuinte);

    b) Primeira folha da última declaração de IRS ou

        Atestado/Certidão de composição do agregado familiar, passado pela Junta  de Freguesia da área de residência (caso não conste da declaração de IRS);

    c) Confirmação de matrícula (se tiver entre 18 e 25 anos).

     

    iii) Caso inscreva o cônjuge ou equiparado:

    a) Cópia dos documentos de identificação do cônjuge (cartão do cidadão ou bilhete de identidade/cartão de contribuinte);

    b) Última declaração de IRS (para confirmar o agregado familiar);

     

    iv) Caso seja aposentado:

    a) Cópia dos documentos de identificação do trabalhador (cartão do cidadão ou bilhete de identidade/cartão de contribuinte);

    b) Documento com o número da conta bancária (IBAN);

    c) Última declaração de IRS (para aposentados há mais de um ano civil);

    d) Documento que informe qual o valor da pensão mensal (para aposentados há menos de um ano civil).

  • 4- Qual é a minha quotização mensal para ser associado da AMUT?

    O trabalhador que pretenda inscrever-se na AMUT paga uma quota mensal correspondente a uma percentagem da sua remuneração mensal bruta para ter acesso aos benefícios de: Assistência Medicamentosa (0,7%) e Assistência Médica e de Enfermagem (0,3%).

  • 5- Se inscrever o meu cônjuge quanto mais tenho de pagar?

    A quota referente ao cônjuge ou equiparado é calculada de forma idêntica ao Associado Efetivo.

  • 6- Se inscrever um filho quanto mais tenho de pagar?

    No caso do trabalhador inscrever um dependente menor de idade, irá pagar uma quota mensal correspondente uma percentagem da sua remuneração mensal bruta para ter acesso aos benefícios de: Assistência Medicamentosa (0,07%) e Assistência Médica e de Enfermagem (0,03%).

  • 7- O meu filho completou 25 anos, pode continuar como meu subscritor?

    Não.

  • 8- Na modalidade Assistência Médica e Medicamentosa, qualquer associado pode subscrever a opção medicamentos?

    As despesas deverão ser entregues nos serviços administrativos da AMUT, no prazo de 90 dias seguidos, a contar da data da sua realização.

  • 9- Qual o prazo máximo para entrega de despesas de saúde?

    Não.

    Os reembolsos são processados pelos serviços administrativos da AMUT, por transferência bancária, na última semana do mês seguinte ao da entrega das despesas na Sede.

  • 10- Os reembolsos das comparticipações são processados com o meu vencimento?

    Não.

    Os reembolsos são processados pelos serviços administrativos da AMUT, por transferência bancária, na última semana do mês seguinte ao da entrega das despesas na Sede.

  • 11- Um associado que beneficiou dos descontos estabelecidos nos protocolos, pode apresentar a despesa remanescente à AMUT?

    Sim.

    Todos os associados, para além de beneficiarem do desconto imediato nas entidades protocoladas, podem apresentar na AMUT a despesa remanescente para beneficiarem das comparticipações estipuladas nas tabelas anexas ao regulamento logo que não tenham sido objeto de comparticipação por outro subsistema de saúde (exceto no caso dos medicamentos).

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