FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada

AMUT Caminhando - Trilho da Rota das Amendoeiras em Flor - S. João da Pesqueira

2018/03/13
P_20180310_102714_vhdr_auto_1_370_2500

No dia 10 de março os AMUT’eiros foram espreitar a chegada da primavera em S. João da Pesqueira, procurando encantar-se com os primeiros botões de flor de amendoeira a desabrocharem.

Na hora marcada, 6h30, os 105 caminheiros que ultrapassaram o medo da tempestade e das chuvas previstas e esperavam, frente à Câmara Municipal de Gondomar, pelos dois autocarros, que logo chegaram para iniciarmos uma viagem de cerca de 2h15.

Ao chegar a S. João da Pesqueira, depois de mil e uma curvas, rodeados de uma das mais belas paisagens criada pela mão do homem, património da humanidade, chegou a hora do pequeno-almoço, tendo-nos distribuído pelas pastelarias locais para o pequeno-almoço energizante, antes de regressarmos aos respetivos autocarros para uma breve viagem até ao ponto de partida da caminhada.

Logo no ponto de partida fomos de imediato acolhidos por umas belas Amendoeiras que orgulhosamente espraiavam as suas delicadas flores de tons brancos e rosados, num fundo panorâmico ondulante de montes e vales cobertos de mais amendoeiras, oliveiras e videiras perfeitamente alinhadas formando riscas na terra húmida.

Os cheiros e cores reavivados pelas chuvas dos dias anteriores, deixaram a todos, de imediato, rendidos com tanta beleza, esquecendo de imediato a viagem sinuosa e para alguns algo difícil.

Aguardavam-nos o senhor Vereador do Pelouro do Desporto, Dr. Jorge Andrade e a sua fantástica equipa de técnicos que nos acolheram e acompanharam ao longo de todo o dia com muita alegria e boa disposição.

Os AMUT’eiros reuniram-se de imediato para lançar algumas ondas de alegria de agradecimento à Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, que tão gentilmente nos recebia para participar nas atividades da Feira dos Saberes e Sabores.

Iniciamos então o percurso, de cerca de 12,5 km, com uma vista deslumbrante sobre as Amendoeiras em Flôr e o vale do Douro.

As amendoeiras florescem todos os anos entre fevereiro e março e o Douro adquire uma imagem nova, mais colorida, pura e serena. Os vales despidos pelo Inverno adquirem uma nova roupagem em tons branco e rosa que deslumbram o olhar num espetáculo único e inesquecível.

Contrariamente às ameaças da meteorologia o céu, embora nublado, deixou transparecer o seu azul e os raios do Sol acariciar-nos a pele. Que alegria, que beleza!

Caminhamos envolvidos pela beleza das paisagens durienses e a pureza dos seus ares, até ao centro de S. João da Pesqueira, onde a Câmara Municipal nos convidou para um almoço convívio, realizado numa tenda junto à Feira dos Saberes e Sabores. Uma bela sopa servida em tachinhos rústicos, seguido de um delicioso arroz de feijão com carnes grelhadas diversas e frutas da época, acompanhados do vinho da terra, deliciaram-nos a todos.

De seguida alguns foram visitar o Museu do Vinho do Porto, aproveitando para melhor conhecer as tradições desta riqueza tão Portuguesa, num edifício de uma beleza arquitetónica ímpar. No último andar, o quinto, podemos degustar um cálice (ou dois) deste Tesouro local, gerado do encontro entre a riqueza da natureza e do trabalho do Homem. Uma vistas deslumbrantes sobre o vale do Douro, e o conforto da sala acentuam a boa disposição de todos.

Também houve tempo para usufruir das atividades propostas (prova de azeites e workshop de culinária) e adquirir os produtos regionais expostos na Feira de Saberes e Sabores.

Pelas 17h45 chegou a hora regressar a Gondomar, onde chegamos pelas 20h15.

Os AMUT’eiros agradecem fortemente aos nossos cicerones: à Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, especialmente ao Pelouro do Desporto e ao AMUT’eiro Gonçalo Veiga que, com todo o carinho, quis partilhar a sua terra, as suas gentes e costumes connosco. Bem hajam!

A próxima aventura AMUT’Caminhando levará os AMUT’eiros pelo Caminho Francês de Santiago, com partida no dia 28/03/2018 e chegada à Praça do Obradoiro para abraçar o Santo Apóstolo no dia 01/04/2018.

Veja as imagens AQUI!