FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada
Caminhando

II Esposende - Trilho São Lourenço

Eram 7h00 da manhã e o grupo de 50 AMUT´eiros aguardava, já com boa disposição, e segunda caminhada do ano rumo ao concelho de Esposende.

 

Pelas 9h00 da manhã chegámos ao castro de S. Lourenço, a 200 metros de altura, nas imediações da cidade de Esposende, avizinhando-se com o Monte Palmeira de Faro e São Paio de Antas.

 

Os AMUT’eiros, em jeito de aquecimento, aproveitaram para visitarem algumas das reconstruções habitacionais tal como eram nos séculos II-III a. C., descobrindo monumentos milenares em representação de povoações castrejas e verem a capela que se encontra no cimo do monte, donde se vislumbra uma beleza cénica impar, alcançando toda a zona costeira da orla atlântica incluindo o Parque Natural do Litoral Norte e a foz do Rio Cávado.

 

Iniciámos então a caminhada pelo trilho do Castro de São Lourenço, de nível de dificuldade acessível, observando, durante cerca de 10 km, os pinheiros-bravos, giestas e urzes, aproveitando para alongar a vista na contemplação de alguns engenhos de água.

 

Ao almoço alguns optaram por picnicar outros reabasteceram-se na churrasqueira o Carioca. Para sobremesa parámos em Fão, para nos deliciarmos com as famosas Clarinhas de Fão.

 

Ao final da tarde terminámos esta jornada, como habitualmente, frente à CMG, na expectativa de nos reencontrarmos para a próxima caminhada na Serra do Alvão - Trilho do Barreiro a Lamas de Ôlo!