FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada
Caminhando

II - Caminhos de Santiago I

O dia amanheceu envergonhado, com uma neblina a pairar no ar que rapidamente sumiu ao ver que os AMUT'eiros responderam ao apelo do Caminho e se apresentaram, frente à Câmara Municipal de Gondomar, pouco faltava para as 8h, para seguir, no autocarro gentilmente cedido pela Câmara, para a Capela de S. Tiago em Melres.

As portas da Capela abriram-se, tendo a AMUT que agradecer ao Padre Carlos Felgueiras por permitir aos caminheiros se deslumbrarem com a beleza da talha do Altar-Mor e das imagens de S. Tiago peregrino e S. Bartolomeu. A Maria José Ferreira fez um breve enquadramento histórico dos motivos pelos quais a capela foi ali construída e da importância de Melres no desenvolvimento do Concelho de Gondomar.

Os AMUT'eiros estavam ansiosos por iniciar o seu Caminho, pelo que partimos em direção às ruínas da Capela de Santa Marta, que encontramos bem lá na Serra das Flores. As subidas íngremes necessitaram de toda a força de vontade e ânimo dos participantes para serem transpostas, mas o Sol respondeu ao nosso apelo e dava força para continuar, assim como as maravilhosas paisagens que encantavam os nossos olhos e enchiam a alma da beleza da Criação.

Pelas 13h30 o grupo chegou satisfeito ao parque de merendas da Foz-do-Sousa, para partilhar as suas iguarias e retemperar forças. Mas a vontade de terminar esta primeira etapa era grande e ainda não eram 14h30 já retomávamos o Caminho para chegar, pelas 17h45 ao Museu de Imprensa de onde regressamos felizes por ter cumprido a primeira e talvez a mais difícil etapa do nosso Caminho de Santiago.

Aproveitamos para cantar os parabéns a Vereadora Dr.ª Sandra que em jeito de prenda de anos, veio cumprir a sua promessa de fazer o Caminho de Santiago com os AMUT'eiros.


A próxima etapa, da Sé do Porto a Vila do Conde, está marcada para 12/04/2014, podendo quem quiser juntar-se a nós nesta maravilhosa aventura.