FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada
Caminhando

I - S.Pedro da Cova a Valongo

18/01/2014

Pelas 9h30 da manhã, saíram do autocarro, gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Gondomar, os AMUT'eiros, para se juntarem em frente ao Museu Mineiro (https://pt-br.facebook.com/museumineirospc) antiga Casa da Malta onde se alojavam os mineiros vindos de fora.

Inicialmente seguindo o percurso feito pelos Mineiros seguimos em direção ao Couto Mineiro, passando pelo imponente Cavalete de S. Vicente, exemplar único a nível Europeu. Orientamo-nos então para o antigo Bairro Mineiro, avistando algumas das poucas casas do bairro ainda existentes. Passamos pelo lugar de Ramalho de onde começamos a avistar a beleza da vegetação luxuriante e a ouvir a força do caudal do Rio Ferreira.

Grande parte dos AMUT'eiros presentes ficaram deslumbrados e surpreendidos com a beleza das margens do Rio Ferreira, que poucos conheciam sob este prisma. Os moinhos, infelizmente grande parte já demolidos, a força das águas, as garças a voar com suas longas e majestosas asas, as ovelhas, as cabras, os cães, os passaritos envergonhados de frio...

Os nossos passos encontraram-se então com a aldeia de Couce, em pleno parque Paleozóico.

Um passeio em que o nosso guia Edmundo Castro nos encantou com um percurso magnífico que deu a descobrir, mais uma vez a beleza paisagística de Gondomar que poucos demasiado poucos conhecem! Muito obrigada.

A próxima caminhada da AMUT'Caminhando 2014 é já no próximo dia 15/02/2014, com a primeira etapa da nova aventura a Caminho de Santiago de Compostela. Mais uma vez iremos caminhar por terras Gondomarense dando a conhecer o outro lado do Concelho onde a beleza das paisagens nos tira o fôlego!

Venha caminhar conosco, pela sua saúde!