FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada
Caminhando

X Ílhavo da Ria ao Mar

19/10/2013

 

1,2,3,4,….50, 51, 52… 153, 154….203….271… Ufa! Depois de muito rodar chegamos ao topo do Farol da Barra… O Chefe Rogério Cruz da Marinha Portuguesa acedeu ao pedido de autorizar os caminheiros da AMUT a subir os 271 degraus e mais alguns em metal que torneiam a luz avisadora, para os marinheiros, da aproximação à costa. A subida ao farol foi sem dúvida uma experiência que fica na memória de todos, sobretudo pelas vistas deslumbrantes que se avistam do varandim que rodeia o topo.

A chuva resolveu dar um ar da sua graça nos primeiros cinco minutos da nossa caminhada que começou junto ao farol e seguiu pelas dunas protegidas de Ílhavo, junto ao mar revolto em direção à Costa Nova. A parte da manhã terminou junto as casinhas às riscas coloridas, típicas daquele lugar. Alguns caminheiros “pic-nicaram” junto à ria e outros aproveitaram para saborear as delícias gastronómicas locais.

Na parte da tarde, os cerca de 50 participantes caminharam com os olhos postos nos pequenos barquinhos de vela que se divertiam a deslizar pela ria. Seguimos para o centro histórico de Aveiro, onde cada um deambulou pelas ruas, vielas e pontes da “Veneza” portuguesa, aproveitando para provar e trazer para casas os mundialmente conhecidos ovos moles.

Um dia muito bem passado que terminou junto à Câmara Municipal de Gondomar pelas 18h.