FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada
Caminhando

VIII Caminhos de Santiago VI

08/06/2013

AMUT a Caminho de Santiago de Compostela – 6.ª Etapa: Rubiães/Valença

 

O dia amanheceu fresquinho e húmido, mas nem isso assustou os caminheiros da AMUT de estar à hora marcada (6h da manhã) para partir para a última etapa em terras portuguesas do Caminhos Português de Santiago.

Em vésperas do dia de Portugal, nada melhor que dirigirmos os nossos passos até à fortaleza de Valença do Minho.

O motorista contratado resolveu não fazer o seu trabalho de casa e apareceu atrasado, e sem ter preparado o roteiro da viagem. No entanto também não foi esse contratatempo que tirou a boa disposição aos peregrinos, tal era a vontade de cumprir mais uma etapa. Após um pequeno almoço rápido e quentinho, partimos para os cerca de 20km que nos esperavam.

O dia esteve fresquinho e por vezes apareceu uma chuvinha miudinha, que reavivou as cores e os aromas dos caminhos, das flores, das árvores por onde passamos.

Encontramos cavalos, ovelhas, cabrinhas, borboletas, mil pássaros e seus belos cantos. Uma etapa calma e de muita beleza que rapidamente foi ultrapassada por todos os participantes que aproveitaram para visitar a fortaleza, alguns tendo aproveitado para passar a ponte internacional centenária e ido cumprimentar os nossos "hermanos" espanhois.

O regresso concretizou-se pelas 17h30, frente à Câmara Municipal de Gondomar, a quem a AMUT agradece pelo apoio imprescindível sem o qual nenhuma destas maravilhosas aventuras poderia se concretizar.