FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada
Caminhando

II - Braga

16/02/2013

 
Trilho Medieval e Religioso em Braga

Os participantes na caminhada da AMUT’Caminhando – Trilho Medieval e Religioso em Braga, do dia 16 de Fevereiro de 2013, iniciaram o época quaresmal da forma mais adequada se pensarmos que o seu périplo, após uma breve visita ao Santuário do Sameiro, começou aos pés do escadório do Bom Jesus do Monte.

Os corajosos caminheiros, cada um no seu ritmo, venceram um desnível de 116 metros de altura, apreciando a arte das capelas que representam a Via Sacra do Bom Jesus, dividos em três grandes lanços (o "Escadório do Pórtico", o "Escadório dos Cinco Sentidos" e o "Escadório das Três Virtudes"), conforme elucidado pela nossa guia, Dr.ª Maria José Ferreira.

Seguiu um momento para recuperar forças e iniciar a segunda etapa da caminhada, com cerca de 6km, que levaria a todos até à Praça da República, no centro histórico de Braga. As pernas já pediam descanso e o estômago alimento, pelo que cada um optou entre o pic-nic que trouxe de casa ou as ofertas gastronómicas dos restaurantes e cafés bracarenses.

Pelas duas horas, os participantes reencontraram-se no local marcado para retomarem as “hostilidades” caminheiras, agora no centro histórico da cidade. De relevar a beleza dos monumentos e a qualidade da reabilitação urbana desta cidade milenar.

Na visita à Sé de Braga tivemos o prazer da companhia do Sr. Eng.º Jaime Martins, Diretor Geral da Águas de Gondomar, S.A., que ofereceu a cada um dos intervenientes um pastel de nata que aqueceu os seus corações, encerrando da forma mais doce esta caminhada.