FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada
Caminhando

VI - Guimarães

29/12/2012

As preces dos participantes foram ouvidas e o sol, embora tímido, apareceu para permitir que a viagem ao "berço da Nação" se realizasse com ainda mais alegria do que o previsto.

A nossa fantástica guia, Maria José Ferreira, a quem muito agradeemos o cuidado e trabalho na preparação desta caminhada cultural, iniciou o périplo vimaranense no Castelo, onde fomos surpreendidos com um conjunto de aves de rapina maravilhosas que alguns, mais corajosos, puderam pegar na mão.

Seguimos para a capela onde se conta que D, Afonso Henriques terá sido batizado e seguimos para o Paço dos Duques. Seguimos caminho, passando pela igreja do carmo até ao Largo de N.ª S.ª da Oliveira, onde terá nascido Guimarães.

A hora já ia adiantada e fomos mais uma vez surpreendidos com deliciosas rabandas e sardinhas poveiras, acompanhadas de vinho do Porto e jeropiga, oferecidas pela Câmara Municipal da Póvoa do Varzim, que, para nossa alegria e satisfação, ali se encontrava a divulgar a sua cidade. Ainda na parte da manhã, todos seguiram no teleférico até à N.ª S.ª da Penha. Foi então hora para todos retemperarem forças.

Na parte da tarde tivemos a sublime honra de ser recebidos, no Tribunal da relação de Gumarães, pelo Exm.ª Sr. Presidente Juiz Desembargador Dr. António Alberto Rodrigues Ribeiro, que nos recebeu e abriu as portas para que todos pudessem conhcer este magnífico edifício que conta com 98 janelas e 77 portas. Muito agradecemos a amabilidade e gentileza com que o Exm.ª Sr. presidente nos recebeu.

De seguida, caminhamos até ao Largo do Toural, onde o autocarro nos veio buscar para, antes do regresso passarmos pelo Campo de Ataca, onde reza a História que se terá dado a batalha de S. Mamede, e ao dia 1 de Portugal.

Foi um belíssimo dia, em que participaram associados, familiares e amigos da AMUT, de todas as idades, com alegria, boa disposição e inter-ajuda.