FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada
Caminhando

IV - Vale do Bestança

27/08/2012

O dia nasceu luminoso, o Sol brilhando de mil raios, anunciando um belo dia para todos os 27 participantes - associados, familiares e amigos da AMUT - na sua 4ª caminhada, realizada no Vale do Bestança em Cinfães.

Recebidos pela Direção da Associação para a Defesa do Vale do Bestança (ADVB), e mais de 50 participantes, houve tempo, antes de iniciar o percurso, para comer umas bolachinhas típicas de Cinfães, tomar café e deliciar-se com um cálice de Vinho do Porto.

Começamos a caminhar pelas 10h30, entrando de imediato na encosta do Vale do Bestança, onde todos se apressaram a encher sacos e saquinhos de castanhas graúdas nas quais iam “tropeçando”. Os centeeiros de todos os tamanhos, cores e feitios responderam à chamada e os mais conhecedores foram apanhando-os para os respetivos cestos.

O almoço decorreu no Prado, onde houve tempo para partilhar iguarias deliciosas, secar os sapatos e “derreter” ao Sol.

Retomamos o caminho pelas 14h30, atravessando e caminhando junto ao Rio Bestança. Subidas e descidas íngremes, no meio de uma natureza luxuriante, em que podemos comprovar a riqueza da biodiversidade deste lugar. Algumas caminheiras descobriram que as suas forças estão para além do que imaginavam, tendo conseguido completar um percurso exigente fisicamente, mas de uma beleza extraordinária.

No final da caminhada, enquanto se esperava pela prometida Sopa de Pedra, houve tempo para descansar, conviver e receber massagens retemperadoras.

No final do jantar, regressamos a Gondomar onde chegamos pelas 23h30, cansados, mas cientes do “dever” cumprido.

Agradecemos à ADVB nos ter recebido e guiado pelo Vale do Bestança, sendo certo que muitos regressaremos para rever este maravilhoso lugar.