FacebookYoutubePartilharRSS
Área Reservada
Caminhando

III - Serra da Freita

22/09/2012

Foi na Serra da Freita, concelho de Arouca, que a AMUT voltou a deslumbrar-se com as belezas naturais de Portugal, realizando a sua III caminhada.

O percurso pedestre iniciou-se em Arouca com um reforço “vitamínico” numa das confeitarias locais. Mas a verdadeira caminhada só se iniciou junto à Frecha da Mizarela, pelas 10h30, depois de uma subida de autocarro, que mais pareceu que ia levar todos a caminho do céu.

Durante a manhã percorreram-se caminhos rurais e alguns lugares onde foram feitas amizade com a fauna e os habitantes locais.

Os participantes tiveram o privilégio de avistar algumas Antas pré-históricas, maravilharem-se com a imensidão das paisagens e encontrar as famosas pedras parideiras - fenómeno geológico raríssimo.

Seguiu-se um almoço “volante” e breve pois o nosso guia, Eng.º Branco da Silva, não deixou os músculos arrefecessem. Foram dados apenas 20 minutos para almoçarem o faustoso repasto que cada um carregou com carinho na sua mochila desde o início da manhã.

Mas nem “só de pão vive o homem” e, neste caso as paisagens deslumbrantes com certeza deram razão ao ditado pois, apesar do almoço ter sido breve e leve, todos se sentiram satisfeitos e concordaram em reiniciar a marcha.

Antes de finalizar o percurso o guia ainda permitiu a quem assim o entendesse tomar um belo banho no Rio Caima, alguns tendo aproveitado para se refrescar totalmente.

A caminhada terminou no ponto onde tinha começado com todos os participantes um pouco cansados mas a perguntar quando seria a próxima, tal foi o espírito de partilha, boa disposição e alegria que tomou conta de todos dos caminheiros.

A AMUT agradece ao Eng.º Branco da Silva que foi um guia incansável, explicando fenómenos naturais, geológicos e históricos, sempre atento a tudo e a todos ao longo de todo o dia. Bem haja e muito obrigado!